27 de abr. de 2013

Por que não foi lá em casa???

 

dsc_1469dsc_1483

O caminhão mais rápido do mundo...

 

shockwave_1

Quem jogava Super Trunfo na infância certamente vai se lembrar deste jato em forma de caminhão! O Shockwave Jet Truck é um caminhão feito na base de um Peterbilt com chassi 4130 Chromemoly, equipado com 3 turbinas Pratt & Whitney J34-48, a mesma usada no caça T2A Buckeye da Marinha Americana, capazes de gerar 12.000HP cada uma, totalizando 36.000HP, potência equivalente a 36 Bugatti Veyron! O resultado de tanta potência é um caminhão cujos 3.200 quilos são leves o bastante para permitir a incrível velocidade máxima de 600 km/h, ao custo de 450 litros de diesel consumidos por corrida. Sensacional, não acham???shoc3shoc1shoc2

24 de abr. de 2013

Ford Cargo 1723 - 2012

Agradável e funcional.



Perfeito para viagens de média distância e reconhecido no mercado por sua robustez e versatilidade, o Cargo 1723 conta também com a versão com cabine leito. Ele faz parte da Nova Linha Cargo, que conta com diversos itens de conforto e segurança, além de um design inovador. Agora com o novo motor ISB 6.7 l e o uso da tecnologia SCR, o Cargo 1723 conta com maiores torque e potência, gerando melhor performance e  maior economia de combustível.


22 de abr. de 2013

Volkswagen Constellation 19.330 Tractor


 

Aplicações rodoviárias de longa distância para composições de até 45 toneladas. O Advantech agrega inovações tecnológicas e de segurança, tornando a condução do veículo mais simples e confortável, melhorando a sua produtividade, com durabilidade e baixo custo operacional que sempre estiveram presentes no conceito sob medida.
Equipado com o novo motor Cummins ISL de 9 litros, seis cilindros e potência de 330 cavalos, sistema de injeção Common Rail, passa a incorporar o freio de descompressão com até 80% da potência de motor para auxiliar na frenagem, e Redução Catalítica Seletiva (SCR), com um tanque de ARLA32 (agente redutor líquido automotivo) que é pulverizado no sistema de escape e reduz os níveis de óxidos de nitrogênio no catalisador, em conformidade com o PROCONVE P7.
O ISL oferece excelente desempenho mesmo em baixas rotações e garante benefícios como retomadas de velocidade, baixo consumo de combustível e menor emissão de poluentes.
Este modelo vem equipado com a transmissão ZF 16S1585 TD de 16 velocidades com servo-assistência e o novo acionamento a cabo com H sobreposto, acionado por tecla, que simplifica a troca de marchas, trazendo uma lógica de segurança que impede equívocos na mudança e danos à caixa de transmissão. Isso proporciona ainda maior precisão e conforto ao motorista, reduzindo a fadiga no dia a dia de trabalho.
O novo filtro coalescente traz mais eficiência na remoção de água no sistema de freios a ar, aumentando a vida útil de válvulas e componentes de freios, reduzindo assim o número de inspeções e intervenções e problemas de corrosão.
O novo painel de instrumentos incorpora um novo design e novas funções como indicação de marcha, indicador de troca de filtro de combustível, fornecendo ainda informações sobre as condições de operação do motor e veículo ao usuário e frotista, permitindo maior otimização e controle da operação.
Os cavalos mecânicos são produzidos com quinta roda Jost de série, que permite adicionar controles eletrônicos e pneumáticos como lubrificação automática. Também possui maior capacidade de carga vertical – 24 toneladas e novo sistema de fixação, ampliando a capacidade trativa e aumentando a vida útil.
Ficha Técnica
Desenho em DWG
Desenho em TIF

21 de abr. de 2013

Revista Caminhoneiro de Março

 

image

Novos caminhões UNIMOG e ECONIC passam por rigorosos testes de inverno

 

Esses são bons aqui para a serra!!

 

imagens

  • Test-drive a menos 30 graus centígrados estão sendo realizados no Círculo Ártico
  • Testes avaliam diversos conceitos inovadores, a fim de aprimorar ainda mais as características de condução e operação
  • Meta importante dos testes na Finlândia: taxas econômicas de consumo

A partir de 1º de janeiro de 2014, a norma de emissões Euro 6 entrará em vigor na Europa. Em função disso, a próxima geração dos caminhões especiais Unimog, assim como o Unimog “extreme off-roader” e o Econic com acesso em nível rebaixado, serão introduzidos em seus mercados, no outono de 2013, já com os novos motores Mercedes-Benz BlueTec 6.

Essas três famílias de veículos também chegarão ao mercado com amplas inovações de design interno e externo, bem como de características de condução e operação. Muitos componentes foram trazidos da produção de caminhões em grande escala, como a nova arquitetura eletrônica, itens do chassi, nova transmissão e elementos de controle.

O Econic, em especial, tornou-se um novo veículo, exceto pela carroçaria e cabina já reconhecidas e aprovadas pelos clientes. Com isso, novos padrões deste caminhão singular foram estabelecidos para aplicações do transporte municipal, coleta de lixo e serviços de distribuição em curtas distâncias.

Atualmente, alguns veículos de desenvolvimento estão sendo submetidos aos últimos testes, por exemplo, para uso na desobstrução de estradas durante as temperaturas mais frias. Este ano, foram realizados novamente diversos percursos de inverno em Rovaniemi, na Finlândia, que é a capital da Lapônia, no Círculo Ártico.

Os veículos foram submetidos a exaustivos testes não só com relação às características de condução e operação, mas também em termos de ergonomia e conforto. Isso garantiu que os novos veículos com tecnologia Euro 6 pudessem enfrentar condições climáticas radicais e requisitos extremos, enquanto executavam as tarefas dos clientes, diariamente, com confiabilidade.

Seja limpando a neve nos Alpes ou os painéis solares no extremo calor da Espanha, ou ainda numa ampla variedade de utilizações nos serviços rodoviários durante todo o ano, há um aspecto que um Unimog precisa assegurar: o conceito de veículo único que deve executar suas tarefas com confiabilidade, independentemente da altitude, temperatura ou condições climáticas. Isso também ocorre com o Econic, o veículo versátil e inovador cuja entrada tem acesso em nível rebaixado para diversas tarefas.

Partida a frio a menos 30 graus centígrados

Já há três anos, os engenheiros da Mercedes-Benz submeteram a última geração de caminhões especiais, equipados com motores BlueEfficiency Power, às condições mais difíceis, como parte de seu programa de testes de inverno.

Temperaturas que atingem menos 30 graus centígrados, somadas a metros de neve e estradas congeladas, são fatores que apresentam um imenso desafio ao homem e à máquina. Em pistas de testes de dinâmica e manejo de veículos, incluindo curvas extremas e trilha florestal, a equipe de desenvolvimento submeteu as novas gerações do Unimog e do Econic a semanas de testes extremamente severos. A meta era otimizar o funcionamento do veículo, sua eficiência, ergonomia e conforto operacional.

Todos os caminhões foram equipados com instrumentos de medição high-tech (em algumas circustâncias, foram 300 pontos de medição). Graças a isso, foram coletadas enormes quantidades de dados. Isso permitiu, por exemplo, que os técnicos reunissem informações sobre o desempenho da partida a frio dos motores Euro 6 e o funcionamento da transmissão a menos 25 graus centígrados.

Com base nesses resultados, os engenheiros conseguiram desenvolver medidas adicionais visando melhorar as propriedades da partida a frio, considerando temperaturas abaixo de 30 graus. Isso foi possível por meio de aquecimento auxiliar para pré-aquecer o líquido de arrefecimento.

Alguns elementos da tecnologia BlueTec 6 também foram testados. Este é o caso do filtro de partículas, que, combinado com o sistema SCR da Mercedes-Benz, já está sendo usado com sucesso há anos, reduzindo as emissões de material particulado a níveis que quase não se pode detectar.

Foram também testadas as características de funcionalidade e o rápido descongelamento do sistema AdBlue em temperaturas abaixo de 10 graus centígrados, assegurando a confiabilidade. Entretanto, independentemente das medidas que permitem que os veículos atendam à norma Euro 6 em termos de redução de emissões, a principal meta era que o consumo de combustível deveria continuar baixo.

Os testes dos caminhões especiais na Finlândia não se restringem à tecnologia. Há foco também na condução, padrões de segurança e conforto do motorista. Entre esses elementos destaca-se o aquecimento confiável e eficaz, o que inclui um parabrisa aquecido para proporcionar um campo de visão mais claro tão rápido quanto possível. Os engenheiros dependiam disso, pois a parte final do teste era uma longa jornada de Rovaniemi para Arjeplog, na Suécia, sob o inverno gelado da Escandinávia. Ao fim da missão, Walter Eisele, chefe de Produção e Desenvolvimento da Mercedes-Benz Special Trucks, e sua equipe ficaram extremamente satisfeitos com os resultados. "É uma experiência muito especial quando, após tantos meses de desenvolvimento, você consegue dirigir o novo Econic e o novo Unimog por distâncias tão longas, em teste de resistência e sob condições radicais," afirmou Eisele.

Teste de verão sob 45 graus centígrados à sombra

Os veículos especiais da Mercedes-Benz terão, é claro, que demonstrar seu valor também nos testes de verão. Eles ocorrem, anualmente, nos meses mais quentes na Europa, entre julho e agosto, no centro de testes da província de Granada, no sul da Espanha. Lá, entre diversas atividades, os engenheiros avaliam o desempenho dos veículos na subida da Serra Nevada, até uma altitude de cerca de 2.500 metros, sob intenso calor, que pode atingir 45 graus à sombra, em clima seco e sol escaldante.

Os aspectos a serem testados incluem o funcionamento dos sistemas de ar condicionado e refrigeração. "Enquanto os testes de inverno na Finlândia comprovam a adequação dos veículos ao frio extremo, na Espanha certificamo-nos que o calor e as diferenças de altitude não apresentem problemas”, diz Walter Eisele. “Isso garante que os clientes possam confiar em nossos veículos para todos os usos e a qualquer tempo”.

Daimler apresenta na Bauma 2013 ampla gama de veículos para atender às demandas de transporte do setor de construção civil

 

imagens

  • Soluções customizadas: com seus caminhões e vans, a Daimler atende a todas as aplicações do setor da construção
  • Veículos Mercedes-Benz são atrações numa ampla área de 2.200 metros quadrados
  • Caminhões Fuso Canter ganham destaque também em estandes de encarroçadoras

Para a Daimler, a feira Bauma 2013 – que acontece de 15 a 21 de abril em Munique, na Alemanha – representa um palco internacional para a apresentação de soluções inovadoras de transporte das marcas Mercedes-Benz e Fuso para às necessidades do setor de construção civil. Os veículos que estão sendo exibidos no estande da Companhia no Pavilhão B4 e na área externa que o circunda, numa área total de 2.200 metros quadrados, representam a força e o desempenho inovadores associados a essas marcas.

Entre as atrações da marca Mercedes-Benz no evento destacam-se seis caminhões da nova família Arocs, com configuração e equipamentos para o transporte pesado em canteiros de obra.

Já o portfólio de vans Mercedes-Benz está representado por dois veículos Sprinter, dois modelos da linha Vito e três da família Citan, todos com configurações típicas para o setor da construção civil. Essa pluralidade de versões, baseada no conceito “Mercedes-Benz VanSolution”, exibem carroçarias e equipamentos de fábrica, bem como de implementadores parceiros.

Um caminhão Zetros é destaque entre os veículos fora de estrada para uso com equipamentos pesados em canteiros de obras de difícil acesso, bem como para operação em mineração a céu aberto. Para esse segmento também é apresentado o Unimog U 5000 L versão guindaste, com grande capacidade para aplicações robustas. Além de suportar até 13,8 toneladas de Peso Bruto Total – PBT, vem equipado com uma cabina para a tripulação.

A Daimler também está representada na Bauma 2013 pelos veículos leves da marca Fuso para construção. Eles exibem equipamentos diferenciados, apresentados por empresas encarroçadoras que demonstram no evento produtos para diversas aplicações do setor.

Com base nas iniciativas “Trucks you can trust” (Caminhões em que você pode confiar), “Vans. Born to run” (Vans. Nascidas para rodar) e “The new force in construction” (A nova força na construção), a Mercedes-Benz coloca os pontos fortes e as vantagens dos produtos em primeiro plano.

Esses veículos de construção se complementam perfeitamente no atendimento aos requisitos específicos do setor. Com sua renomada confiabilidade, eficiência econômica, avançada tecnologia, robustez e durabilidade, essa ampla gama de produtos reafirma a posição da Daimler como fornecedora de uma linha completa de veículos para todos os segmentos de pesos e áreas de aplicação. Ao mesmo tempo, o amplo atendimento ao cliente para todas as demandas da construção também é destaque na Bauma 2013.

Estande simboliza a atmosfera poderosa de um canteiro de obras

O design arrojado da área de cerca de 1.800 metros quadrados do estande da Mercedes-Benz no Pavilhão B4 foi elaborado para atrair os visitantes especializados da Bauma 2013. Com base numa unidade visualmente integrada, o conceito adotado proporciona uma visão impressionante das diversas áreas de veículos e serviços. No centro, está localizado o balcão de informações e acima dele, um painel com iluminação em LED exibe informações sobre os destaques dos produtos.

A gama de veículos comerciais da estrela de três pontas está representada pelos caminhões, vans e veículos especiais para aplicação fora de estrada. Nos estandes 104/106 são apresentados os novos caminhões Arocs. O espaço do 106 é compartilhado pelas vans e pelo Unimog.

No piso do estande, entre os veículos, ganham evidência ambientações típicas da indústria da construção. A isso, somam-se projeções de imagens que representam as atividades do setor, criando uma atmosfera própria de um canteiro de obras.

Uma gama extremamente diversificada de serviços

No estande da Daimler, os visitantes encontram áreas específicas para a divulgação da gama extremamente diversificada de produtos e serviços aos clientes, com a presença de especialistas no atendimento ao público. Esse time é formando por representantes das áreas de vendas de veículos novos e de usados, que fornecem toda informação e orientação quanto às soluções para a construção civil, e também por equipes de pós-venda.

Também estão presentes no estande equipes do Banco Mercedes-Benz, com divulgação sobre financiamento, leasing e locação, e do FleetBoard, apresentando destaques desse avançado sistema de gestão de frota da Daimler.

Apresentações na área externa também são atrações na Bauma

Uma área externa de exposição da marca Mercedes-Benz (B3-B4), com 400 metros quadrados e que comporta os estandes 11 e 13, está imediatamente localizada ao lado do Pavilhão B4. O local foi projetado de forma harmônica com o conceito do estande interno, de maneira a criar conexão visual entre as áreas de dentro e de fora. Assim, ao sair do Pavilhão B4, os visitantes encontram um Zetros branco estacionado bem em frente. Mais dois modelos do Arocs e três vans (Canter, Vito e Citan) estão expostos ali.

Devido às múltiplas possibilidades de montagem de carroçarias e equipamentos, diversos caminhões Fuso Canter para construção estão sendo exibidos em estandes de empresas encarroçadoras durante a Bauma 2013. Com isso a feira ganha evidência e um amplo espectro de conceitos de operação e aplicação desses caminhões na construção civil.

MAN Latin America expande mercado de atuação com carro-forte em Angola

 

Carro-forteA Asperbrás, importador da MAN Latin America em Angola, acaba de receber o primeiro carro-forte da marca Volkswagen para apresentação a clientes no País. O modelo 8.150 CE, já consagrado no Brasil, onde é fabricado, é mais uma aposta para expansão de mercado e consolidação de novos clientes em Angola, mercado em que a marca Volkswagen é líder, com aproximadamente 60% de participação.
Entre as ações de relacionamento, serão realizadas visitas periódicas a clientes e realização de test drive com o objetivo de conhecerem de perto um modelo tão novo e que promete inovar este mercado. Além disso, o veículo será apresentado na 30ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA), que acontece em julho de 2013, e espera mais de 50 mil visitantes de 35 países.
E para a chegada do chassi sob medida ao País, diversas pesquisas foram realizadas em parceria com as empresas de transporte de valores e segurança em Angola. “A Asperbrás vem concentrando esforços para desenvolver novos nichos de mercado em todo o território angolano. Diversificando cada vez mais o mix de modelos importados, ao longo do ano de 2012 foi possível considerar uma alteração significativa na gama de produtos, com aumento aproximado de 30% em relação a 2011”, destaca Claudemir Celloni, gerente de Vendas da Asperbrás
O modelo, produzido na fábrica da MAN Latin America, em Resende – RJ, possui motor Euro III Acteon de 150cv, distância entre-eixos de 3.150mm, válvula sensível a carga (LSV) – que impossibilita o travamento das rodas traseiras do veículo durante a frenagem, coluna de direção e alavanca de mudanças especiais, dentre outras adaptações que a aplicação exige.
“Esta é mais uma ação estratégica da MAN Latin Ameria em Angola, que com certeza, consolidará a liderança da marca Volkswagen e ampliará sua participação em diferentes aplicações. Com isso, comprovamos nosso comprometimento em oferecer produtos sob medida não só no Brasil, mas nos mercados para onde exportamos”, diz Ricardo Albuquerque, gerente executivo de Vendas - Mercados Internacionais da MAN Latin America.

Mercado em ascensão
Em  2013 a MAN Latin America  prevê um aumento de 10% nas vendas para o mercado angolano. Conforme as previsões feitas por órgãos internacionais, como o FMI - Fundo Monetário Internacional, o crescimento econômico do País será de 6,8% o que confirma seu avanço, depois de quatro anos em que a economia angolana foi afetada pela crise internacional (o PIB cresceu 2,4% em 2009, 3,4% em 2010, 3,9% em 2011 e 3,9% em 2012).

MAN Latin America inicia comercialização do TGX 6x2

 

MalagrineCom o novo veículo, montadora ingressa em segmento que representa quase 50% do mercado de cavalos mecânicos
Nacionalização de peças garante FINAME de 70% para financiamento do produto
Sistema de rastreamento e telemetria MAN Guard é mais um diferencial no gerenciamento de frota
A MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e dos caminhões MAN, inicia neste mês de março a comercialização do MAN TGX 28.440 6x2 “Made in Brazil”, um dos modelos mais aguardados da linha de extrapesados da montadora.
Destinado às aplicações rodoviárias de médias e longas distâncias com composições atreladas a semirreboque de três eixos com PBTC de 48,5 a 53 toneladas, o modelo chega à rede de concessionárias para atuar no segmento extrapesado de maior volume de vendas, representando 47% do mercado de cavalos mecânicos. O MAN TGX 28.440 6x2 atende uma ampla gama de segmentos como basculante, carga seca, container, frigorífico, furgão (baú), graneleiro, sider e tanque.
O motor MAN D2676 de seis cilindros em linha e 12,4 litros com 440 cv, possui torque elevado (2.200 Nm) numa ampla faixa de rotações, proporcionando maior capacidade de sustentação da velocidade em rampa e menor necessidade de troca de marchas. Esta característica, além de garantir maior conforto ao motorista, colabora para a redução do consumo de combustível e aumento da velocidade média nas viagens.
MalagrineA motorização atende às normas de emissão de poluentes previstas no PROCONVE P-7, equivalente ao Euro 5, utilizando a tecnologia de pós-tratamento dos gases de escape SCR (Selective Catalytic Reduction). O sistema utiliza uma solução a base de ureia, conhecida como ARLA 32, para reduzir os níveis de poluentes na exaustão.
A cabine TGX, conhecida por oferecer o maior espaço interno da categoria e maior conforto ao condutor, é mais um ítem de exclusividade dos caminhões MAN. Nela, há liberdade de movimentos para seus ocupantes, aliada à agradável sensação que a combinação de tecidos e cores dos acabamentos oferecem. Sua cama, com 2,20 m de comprimento e 79 cm de largura, é a maior do mercado e conta ainda com um exclusivo estrado flexível abaixo do colchão, que proporciona um perfeito ajuste a qualquer perfil de motorista, tornando o descanso muito mais confortável.
A transmissão automatizada MAN TipMatic é item de série. A versão de 16 marchas, exclusiva para o Brasil, possui melhor escalonamento de marchas, comparado a versão de 12 marchas usada na Europa, e atende as particularidades de operação no Brasil. A transmissão traz de série o sistema EasyStart que auxilia a partida em rampa. Este dispositivo mantém o freio de serviço acionado por até dois segundos após o pedal do freio ter sido desacionado. Com isso, o veículo parte em rampa de modo seguro sem o risco de descer e causar um acidente.
MalagrineDesenvolvida pela Engenharia da MAN Latin America em parceria com a Alemanha, a suspensao dianteira parabólica traz conforto ao motorista, e atende plenamente as necessidades do mercado, principalmente em função das condições das estradas no Brasil.
Por conta da maior quantidade de peças nacionalizadas, o MAN TGX 28.440 6x2 já possui aprovação para venda por meio do Finame, subsidiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, permitindo o financiamento de até 70% do valor do veículo utilizando esta linha de crédito. O MAN TGX 29.440 6x4, primeiro modelo da linha “Made in Brazil” lançado em abril de 2012, conta com aprovação para financiamento pelo governo de até 50% do valor do veículo.
Os clientes podem optar ainda pelo CDC (Crédito Direto ao Consumidor), leasing (arrendamento mercantil) com taxas competitivas ao mercado e o já conhecido Consórcio, que, além do Banco Volkswagen contará também com a parceria das administradoras financeiras das empresas Maggi, Gaplan, Tarraf, Apta, Grupo Mônaco e Grupo Servopa. Todas pertencem à consagrada rede de concessionárias da marca Volkswagen. Outras vantagens são taxas atrativas, entregas programadas, antecipação de entregas e pagamento de meia parcela até a contemplação do pedido.
MAN Guard
MalagrineO MAN TGX 6x2 é equipado com o sistema exclusivo de rastreamento, monitoramento, telemetria e gestão de frotas denominado MAN Guard, com 12 meses de habilitação gratuita. Este sistema ajuda na segurança e logística dos frotistas, além de fornecer dados de operação do veículo que podem ser usados para melhorar o treinamento dos motoristas e reduzir o risco de acidentes.
O MAN Guard é um sistema de monitoramento e rastreamento que, via portal da Internet, emite aos clientes um relatório periódico com os principais resultados de performance caminhão. Desta forma, o proprietário do veículo terá todas as informações importantes a respeito da operação do veículo, garantindo que este seja otimizado para obter menor custo na sua operação.
Para garantir que os veículos MAN fiquem a maior parte do tempo disponíveis para a operação, o MAN Guard incorpora um inédito sistema que avisa a fábrica quando o veículo está dentro do concessionário. De posse desta informação, a área de Assistência Técnica acompanhará de perto os serviços de modo a garantir que o veículo não fique parado mais tempo que o necessário dentro do concessionário.Malagrine

MAN Latin America atinge marca de 600 mil veículos em Resende

 

_MG_1005A fábrica da MAN Latin America em Resende alcançou a marca de 600 mil veículos produzidos, na última terça-feira (26/03). O recorde da fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN foi registrado com a montagem de um modelo VW Constellation 24.280, o mais vendido no mercado brasileiro. Primeira indústria automotiva a apostar no Sul Fluminense, a montadora desempenha papel decisivo para a formação desse novo polo automotivo do país, atraindo diversos fornecedores para a região com seu crescente volume de produção.
O maior volume produzido na unidade foi de caminhões da linha Worker, que aliam robustez e versatilidade, com cerca de 275 mil unidades. Em segundo lugar, vêm os Constellation, lançados em 2005, com aproximadamente 150 mil veículos; seguidos pela linha Volksbus, com 110 mil ônibus.
Os modelos da linha Delivery aparecem na quarta posição, com quase 65 mil veículos. Com menos de um ano de mercado, foram produzidos mil caminhões extrapesados MAN TGX. Desses montantes, quase 90 mil veículos foram destinados aos 30 mercados internacionais em que a MAN Latin America atua.
Desde a inauguração, em 1996, a fábrica da MAN Latin America está em franca expansão. Recursos de R$ 2,5 bilhões, aplicados de 1995 a 2011, levaram a montadora à capacidade de produção de 100 mil veículos por ano. No ciclo 2012-2016, o investimento de mais de R$ 1 bilhão vai contribuir para aumentar ainda mais esse potencial produtivo.
“Hoje, a cada três minutos sai um novo caminhão ou ônibus de nossa linha de produção. No início, montávamos apenas um veículo por dia. Essa evolução beneficiou não só nosso negócio, mas sobretudo o desenvolvimento econômico da região com a geração de empregos, além da arrecadação de impostos”, afirma Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America.
Em 1996, a  operação começou com pouco mais de 300 colaboradores em um turno de produção. Hoje são mais de 6 mil colaboradores e há atividades na fábrica nas 24 horas do dia. Somente nos últimos cinco anos, foram abertas mais de 1,5 mil novas vagas.
Salto na produção com Consórcio Modular
A implantação da fábrica em Resende, com o Consórcio Modular, alterou o curso da história da MAN Latin America. Criada em 1981 ainda como uma divisão da Volkswagen do Brasil, a operação de caminhões e ônibus acumulava menos de 150 mil veículos produzidos e respondia por uma fatia de 17% do mercado até a inauguração da unidade de Resende, em 1996.
Com o modelo de produção no qual os fornecedores dividem com a MAN a responsabilidade pela montagem dos veículos, a MAN Latin America aumentou gradativamente sua eficiência em vendas e produção. Comemorou, em 2012, a liderança de vendas de caminhões pelo décimo ano consecutivo, com 30,3% de participação.

eículos Volkswagen são base para operação de infraestrutura em estradas africanas

 

Prospectados por diversas empresas brasileiras, a África aloca atualmente grandes negócios industriais, incluindo estruturas em estradas e investimentos em recursos naturais. Em resposta a este crescimento, a MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e caminões MAN, oferece uma série de veículos sob medida para atender às mais diversas demandas, como exemplo a construtora OAS, responsável pela construção de estradas, utilizando mais de 70 caminhões Volkswagen.
A empresa é responsável por uma das principais obras de infraestrutura no território africano, uma rodovia de mais de 51 Km de extensão. Modelos como o VW Worker 31.310, VW Worker 26.260 e VW Worker 10.150 percorrem, em média, 300 quilômetros por dia na operação de infraestrutura entre diversas cidades demonstrando constante eficiência operacional e qualidade no serviço de transporte.

P1000890_cortada
Qualidade esta disseminada entre todos os envolvidos através de cursos oferecidos por consultores de Pós-Vendas da MAN Latin America. Motoristas, mecânicos e eletricistas acabam de participar de um curso totalmente sob medida para a OAS, principalmente pela complexidade de alguns itens nos veículos utilizados na operação.
“O treinamento foi de grande importância, pois aumentou o desenvolvimento técnico individual dos motoristas, o que vai gerar, ao longo do projeto, redução de custo de operação e maior disponibilidade dos caminhões, além de incentivar formas mais seguras de condução, o que resulta em menor custo de manutenção”, diz Antonio Cinquieme, gerente de equipamentos da OAS.
Para os motoristas, o curso abordou: identificação do veículo, painel de instrumentos, verificações diárias, condução econômica e dicas de operação com veículos na prática; já os mecânicos conheceram mais a fundo assuntos técnicos (motor, caixa de mudanças, eixos, sistemas de freios e sistema elétrico), e itens de revisão (lubrificação e revisão preventiva). Paralelamente, todos receberam material de apoio contendo CD´s e literaturas técnicas.
“O contato com o cliente direto é um diferencial da MAN Latin America, pois a empresa prioriza sempre a satisfação de quem compra nossos produtos. Inclusive já está sendo negociado um novo treinamento para os motoristas da OAS com uma carga horária ainda maior”, diz Pedro Graciani Filho, instrutor de treinamento da MAN Latin America.
Sobre a OAS
A Construtora OAS foi fundada em dezembro de 1976 e, nestes mais de 36 anos, consolidou-se como uma das mais importantes empresas brasileiras do setor de construção.
O histórico da empresa é composto por obras de grande porte nos segmentos de edificações, energia, infraestrutura, indústria, petróleo e gás, saneamento e transporte.
Além da presença no mercado brasileiro, tem significativa atuação na área internacional, presente em mais de 20 países, com grandes obras na Bolívia, Chile, Uruguai, Peru, Equador, Venezuela, Colômbia, Argentina, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Haiti, Panamá, República Dominicana, Trinidad e Tobago, Moçambique, Angola, Gana, Guiné, Guiné Equatorial e Catar, atuando em setores públicos e privados.

11 de abr. de 2013

CONHEÇA O NOVO CAVEIRÃO DA POLÍCIA DO RIO DE JANEIRO

Tinha que ter desses em várias cidades... Só andando nos bairros perigosos pra espantar os vagabundos. 

Maverick Paramount (Foto: Jorge Rodrigues Jorge/Autoesporte)

A escalada de violência urbana no Rio de Janeiro obrigou a polícia local a usar os chamados caveirões, veículos blindados que receberam o apelido por serem utilizados pelos membros do Batalhão de Operações Especiais, o BOPE, também conhecido por usar a caveira como símbolo. Só que a era de veículos adaptados está começando a terminar. Se em operações famosas como a pacificação do Complexo do Alemão a tropa precisou apelar para veículos das Forças Armadas, agora poderá usar um veículo criado especialmente para essa função, o sulafricano Paramount Maverick. O blindado é uma das principais atrações da LAAD, Feira Internacional de Segurança e Defesa que vai até a próxima sexta-feira no Rio de Janeiro.

De início, foram vendidas oito unidades. Dessas, quatro vão ser usadas pelo BOPE, enquanto as outras serão divididas igualmente entre a Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil do Rio e pelo Batalhão de Polícia de Choque. Ao contrário dos antigos blindados usados também no transporte de valores, o Maverick foi criado desde o início para ser um veículo de caserna.

Para começar, tem blindagem bem mais parruda. O fabricante da África do Sul (um dos maiores produtores de armamentos do mundo) não brincou em serviço: o modelo básico agüenta disparos de calibre 7.62 mm, usado por armas como o FAL (Fuzil Automático Leve) e também de 12,7 mm ou .50 (usada por metralhadoras estacionárias como a Browning M2). Lembrando que ambas armas são usadas em assaltos a carro forte, situação na qual os seguranças costumam se render diante do ataque pesado. Mesmo o teto tem esse nível de blindagem. "A guerrilha urbana costuma atacar de cima de lajes e prédios, assim não há penetração de projéteis", afirma Andrew Charter, Executivo de Desenvolvimento de Negócios da Paramount. Todo esse poderio ajuda a explicar o preço que varia entre US$ 450 mil e US$ 800 mil dependendo das especificações, algo entre R$ 888 mil e R$ 1,57 milhão.

Paramount Maverick (Foto: Jorge Rodrigues Jorge/Autoesporte)

Afora a capacidade de aturar disparos de grosso calibre, o Maverick investe também na chamada proteção cinética e é capaz de continuar em movimento mesmo após a explosão de uma granada M26 debaixo do veículo, outra tática adotada pelos traficantes do Rio de acordo com a marca sul-africana. Mesmo que atirem um coquetel molotov nos pneus, um sistema de extintores automáticos consegue apagar as chamas. Os próprios pneus 365/85 aro 20 são protegidos por uma grande cinta de borracha ultraresistente e podem rodar mesmo vazios, além de poderem ser inflados ao toque de um botão.

Além disso, a construção é monobloco e não chassi sobre cabine, o que abriu espaço para levar até 12 homens dentro da carroceria de seis metros de comprimento. A motorização, por sua vez, fica a cargo de um turbodiesel Cummins 6.7 de seis cilindros, capaz de gerar 300 cv de potência e 112 kgfm de torque, capaz de levar o peso de até 15 toneladas até 120 km/h de velocidade máxima. A transmissão é automática para não perturbar o motorista em situações tensas. A marca ressalta a resistência do conjunto. Segundo a Paramount, o motor é capaz de funcionar em aceleração máxima por 24 horas, além de resistir a três milhões de quilômetros sem pedir água. A autonomia basta para até 700 km.

Interior do Paramount Maverick  (Foto: Jorge Rodrigues Jorge/Autoesporte)

Nem mesmo terrenos acidentados podem parar o blindado. Embora não se destaque tanto pelos ângulos de entrada (27º) ou saída (30º), o veículo tem tração integral com reduzida e bloqueio de diferencial dianteiro, central e traseiro. Tudo sem perder o conforto a bordo. Além do espaço razoavelmente folgado para até 12 policiais, o Maverick tem como opção uma usina de força interna que pode funcionar independentemente e alimentar o sistema de ar-condicionado, uma arma tática diante do calor carioca. Tal como todo o resto, o interior foi pensado exclusivamente para combate. Há um sistema de extração de ar para sugar a fumaça gerada pela pólvora dos disparos feitos de dentro do carro. Além disso, as grades no chão impedem que os combatentes escorreguem nas cápsulas ejetadas pelas armas. "E também impedem que escorreguem no sangue de algum ferido", explica Andrew.


Edio S. Portal
Projetista

Enviado do meu BlackBerry® PlayBook™
www.blackberry.com

9 de abr. de 2013

VW MAN invadem o exército. LAAD 2013


Com mais de 4 mil veículos, MAN Latin America já representa segunda maior frota das Forças Armadas brasileiras.
VW Worker 15.210 4x4, primeiro caminhão Volkswagen homologado pelas Forças Armadas, que volta novamente ao evento em configuração especial para missões do Exército.

O caminhão importado da Alemanha MAN HX 32.440, de uso militar, possui tração 8x8 e cabine blindada que permite transporte de tanques de combustíveis e até lança-mísseis.


VW Constellation 31.320 6x6 Militar – 10 QT, totalmente desenvolvido no Brasil para atender as necessidades do Exército. 
O protótipo, equipado com motor eletrônico, está em fase de testes pelo Centro de Avaliações do Exército (CAEX), onde já apresentou excelente desempenho.



Edio S. Portal
Projetista

Enviado do meu BlackBerry® PlayBook™
www.blackberry.com

Scania L51


Tem como não amar este Jacaré?! O apelido do tradicional Scania L51 surgiu em virtude do desenho de sua cabine, que remete a cabeça do réptil.


Edio S. Portal
Projetista

Enviado do meu BlackBerry® PlayBook™
www.blackberry.com

5 de abr. de 2013

Scania 440

  1. O motor Scania 440 HP tem muitas características que o tornam o preferido do Brasil. Uma delas são seus cabeçotes individuais. Caso algum cilindro precise de manutenção, apenas um cabeçote será removido para a realização do reparo, reduzindo assim seu tempo de manutenção e os custos operacionais, o que resulta em uma maior disponibilidade do veículo.
Edio S. Portal
Projetista

Enviado do meu BlackBerry® PlayBook™
www.blackberry.com