20 de ago. de 2013

Ford lança no Brasil caminhão com motor 10.3 l de 1 tonelada

Cargo 2042 e 2842 fazem a estreia da montadora no mercado de extrapesados.

A Ford apresentou neste domingo, no Chile, seu primeiro caminhão da categoria extrapesado a ser comercializado no Brasil. O Cargo extrapesado terá duas versões: 2042 (menor, 4x2) e 2842 (a maior, 6x2). Ambos são equipados com motor 10.3 l, que pesa 1 tonelada e é capaz de gerar 420 cavalos de potência, além de transmissão automatizada de 12 marchas. O 2042 custará R$ 260.900 e o 2842 parte de R$ 294.900.

O projeto é global - o mesmo modelo será vendido em todo o mundo - e foi desenvolvido entre a Ford do Brasil e a Ford Europa. O design do novo caminhão é brasileiro e o produto vendido no País será montado na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Os motores serão importados da Argentina.

De acordo com a fabricante americana, o Cargo extrapesado passou por cerca de 1 milhão de km de testes no campo de provas da Ford em Tatuí (SP) e em campos de teste na Turquia, Alemanha, Bélgica, Espanha e Inglaterra. Além disso, foram realizados testes de frenagem em um lago congelado na Suécia e provas de alta temperatura no deserto da Arábia Saudita.

Com o lançamento dos modelos extrapesados, a Ford vai concorrer com Volkswagen Constellation, Mercedes-Benz Axor e Volvo FM na única faixa de mercado que a marca não tinha um produto. A companhia estima que este ano o segmento de extrapesados, devido aos investimentos federais em infraestrutura, represente um mercado de R$ 14 bilhões no Brasil.

Os Cargo 2042 e 2842 ainda são equipados com controle automático de tração, freio antitravamento (ABS), vidros e travas elétricas, ar-condicionado e leito de 1,90 metro. O caminhão conta com dois tanques de combustível com capacidade de 325 litros cada.

“Terra”

 

Por R$ 320 mil, novo extrapesado tem itens de carro de luxo

Iveco começa a produzir no Brasil o Stralis Hi-Way, que competirá no crescente segmento de caminhões de grande porte com itens de luxo

A Iveco anunciou a chegada ao Brasil do seu mais novo gigante do asfalto, o Stralis Hi-Way, que já é produzido na fábrica da montadora em Sete Lagoas (MG). O modelo irá disputar o segmento dos extrapesados e conta com itens de conforto característicos de veículos de passeio como ar-condicionado digital e bancos de couro, além de geladeira de 23 l e cama com espuma viscoelástica. O preço também é parecido com carros de luxo: entre R$ 320 mil e R$ 395 mil.

De acordo com Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco, o mercado de caminhões com alta capacidade de carga ganhou fôlego neste ano com o crescimento da safra de grãos e com a demanda do setor de construção civil, aquecido pelos grandes eventos esportivos a serem realizados no País. A fabricante acredita que devem ser comercializados cerca de 50 mil unidades de caminhões extrapesados no próximo ano, ante 35 mil em 2012. 

O Hi-Way marca a estreia da empresa no segmento e aposta em itens de série que focam no conforto do motorista, economia de combustível e facilidade de gestão para frotas de transportadoras. A Iveco investiu R$ 100 milhões na adaptação local do produto – primeiramente fabricado na Espanha – capaz de carregar até 80 toneladas. 

O modelo foi lançado no ano passado na Europa e levou o prêmio de Caminhão do Ano 2013 durante a feira de Hannover, o maior evento mundial do setor de transportes. Além de novo design, o caminhão vem com um motor inédito no Brasil, de 560 cavalos de potência, fabricado pela FPT, que assim como a Iveco faz parte do grupo Fiat Industrial.

O interior do Hi-Way é um salto de qualidade em relação a última geração do Stralis. O painel agora é voltado para o condutor e o acabamento foi melhorado. Entre os itens de série estão ar-condicionado digital com controle remoto, volante multifuncional, geladeira, cortina frontal elétrica, bancos em couro com regulagem pneumática de altura, cama com espuma viscoelástica (um segundo beliche é opcional) e rádio com CD/MP3/USB.

As novidades em conforto são acompanhadas de ajustador automático de freios, ABS, piloto automático e limitador de velocidade, computador de bordo, freio motor por descompressão, sensor de desgaste da lona de freio, entre outros equipamentos de série. Estarão disponíveis três opções de motor: os “menores”, de 440 cv e 480 cv, já estavam presentes na linha Stralis Ecoline, enquanto o de 560 cv será uma exclusividade do Hi-Way.

É “mimando” os caminhoneiros que a Iveco pretende ampliar sua fatia no mercado brasileiro de caminhões, que cresceu 11% de janeiro a julho deste ano, segundo dados da Fenabrave. Atualmente, a fabricante é apenas a sexta em vendas, com 7,3% em geral, enquanto Mercedes-Benz e Volkswagen somam cerca de 50% do total. Mas especificamente no segmento de pesados, a liderança é de Scania e Volvo, que serão os principais alvos do Hi-Way. Outro rival é o recém-lançado Ford Cargo.

“Terra”