16 de out. de 2013

Daily4Africa completa 20 dias


No dia 09 de agosto, a iniciativa Daily4Africa cruzou o Parque Nacional Kruger, considerado a maior área de conservação da fauna da África do Sul. A região conhecida pelos safaris foi apenas mais uma das paisagens pelas quais os dois Daily 4×4 passou nos últimos dias 20 dias.
Os modelos Daily 4×4 usados na iniciativa estão adaptados para a realidade do continente africano e são fabricados na Itália e montados na África do Sul. O veículo projetado e fabricado especificamente para as condições mais difíceis inclui várias características técnicas importantes como a suspensão elevada e flexível, o que permite ultrapassar lombas, obstáculos e água com facilidade. Os dois veículos são conduzidos por uma equipe de especialistas da agência Taurinorum Travel Team, com sede em Turim (Itália), especializada em grandes aventuras.
O objetivo do Daily4Africa é promover a segurança rodoviária no continente africano, reforçando simultaneamente a imagem da Iveco, e irá percorrer seis países da África Austral em 45 dias. A expedição começou em Joanesburgo, África do Sul, no sábado 20 de julho e termina na Cidade do Cabo. Na programação, há escalas nos principais concessionários Iveco no território onde o veículo será apresentado à imprensa e ao público e também serão organizados tests-drive.

Iveco apresenta o Tector Concreto


A Iveco dá um passo à frente no segmento de caminhões vocacionais ao apresentar a mais nova versão da sua gama de semipesados: o Tector Concreto. Projetado com base no modelo 260E28 6×4, o veículo é fruto de uma grande pesquisa de mercado feita pela fabricante, que incluiu diversos trabalhos de campo em clientes que atuam no segmento de construção, como as empresas Cortesia e Supermix. Com base nos dados coletados pelo Marketing do Produto da Iveco, chegou-se a um veículo totalmente personalizado para o trabalho severo em canteiros de obras.
“A diferença do nosso veículo para as outras opções disponíveis no mercado é que ouvimos a fundo nosso cliente, e acrescentamos ao caminhão todos os opcionais necessários e desejados para a operação das empresas ‘concreteiras’. O Tector Concreto foi pensado não apenas para ser uma máquina de trabalho, mas também para ser confortável ao motorista e demais profissionais que atuam em obras”, diz Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco.
O Tector Concreto está presente em um dos principais segmentos do mercado de caminhões, o de semipesados com 26 toneladas de PBT (Peso Bruto Total). Trata-se de um mercado de cerca de 9 mil unidades, sendo que a aplicação de caminhões na configuração balão de concreto (betoneiras) representa 25% deste total.
“As perspectivas de comercialização do novo produto são positivas, uma vez que o novo modelo atenderá diretamente o setor de construção, que detém expectativa  de crescimento de cerca de 30% com relação ao primeiro semestre de 2013 e quase 40% em relação ao mesmo período do ano passado”, prevê Cavalcanti. Os estudos são baseados no fato de que grandes obras de infraestrutura ainda estão para acontecer no País.
“Hoje, o Tector Concreto é a melhor opção para a empresa ou motorista autônomo que precisa de um veículo confiável para operar com um implemento de balão de concreto. O aço utilizado na fabricação de seu chassi é o mesmo aplicado em nosso off-road Trakker, o que lhe garante um alto nível de robustez”, ressalta Cristiane Nunes, Gerente de Marketing de Produto.
O Caminhão
Tendo como base o modelo 260E28 6×4 com PBT (Peso Bruto Total) de 26 toneladas, o Tector Concreto possui um motor FPT de 280 cavalos de potência e 950 Nm de torque. E há duas opções de entre-eixos: 3.690 4.815 mm. Mas são as adaptações introduzidas pela Engenharia da Iveco que deram o tom e o direcionamento segmentado que diferenciam este produto das demais opções apresentadas como vocacionais pela concorrência.
O Iveco Tector Concreto possui tanque de alumínio com 400 litros de capacidade, o que lhe garante a autonomia necessária para suas operações. Em seu interior, o banco de passageiro é biposto, e há uma escotilha no teto que aumenta a circulação de ar no interior da cabine. O tacógrafo é semanal, o que garante à empresa maior produtividade.
No quesito conforto, o volante possui regulagem de altura (adaptando à estatura do condutor) e o ar condicionando é de série. Os vidros são verdes, o que ajuda a diminuir a incidência de raios solares dentro do cabine, além de diminuir a temperatura interna. Há ainda o espelho de aproximação do lado do passageiro, que auxilia o motorista a manobrar o veículo em áreas restritas e pequenas, comuns nos canteiros.
Os freios possuem ajuste automático, que oferecem a possibilidade de um número menor de paradas para manutenção. O escapamento é vertical, o que evita que motorista e ajudantes que estejam trabalhando ao lado do balão de concreto tenham contato direto com a emissão de partículas.
Em sua configuração também estão o alarme sonoro de ré (necessário para a segurança nas aplicações), e defletor de ar da hélice do radiador (item que diminui o excesso de poeira dentro das obras). Vale destacar a pré-disposição para controle externo RPTO (Botoeira posicionada no balanço traseiro), que sai de fábrica para auxiliar o implementador na instalação da betoneira, além de garantir a configuração original do veículo.